Central de Atendimento 13 3278-7700 - Fale Conosco - SAU 13 3278-7758 Governo do Estado de São Paulo / SUS
A A A

Especialidades Médicas

O Ambulatório Médico de Especialidades de Santos conta com atendimento em 17 especialidades médicas, que são:

1. Alergologia: a equipe de alergologia identifica processos alérgicos respiratórios e de pele. A identificação de processos alérgicos precocemente é muito importante, pois assim, é possível o breve início do tratamento, para evitar e/ou estabilizar a evolução dramática da doença.

2. Cardiologia: a equipe de cardiologia identifica e estadia os pacientes de risco para infartos, acidentes vasculares cerebrais, insuficiência renal, entre outros, e inicia rápida terapêutica: medicamentosa ou intervencionista. A equipe de cardiologia também realiza o pré-operatório dos pacientes que deverão ser submetidos às intervenções cirúrgicas.

3. Cirurgia Geral: a equipe de cirurgia geral identifica patologias cirúrgicas, prepara o paciente com a solicitação da avaliação pré-operatória e estabelece o contato rápido e necessário para as referências onde são realizadas as cirurgias maiores. Esta equipe realiza também cirurgias de porte menor em nosso centro cirúrgico.

4. Cirurgia Vascular: a equipe de cirurgia vascular identifica patologias venosas e arteriais, inicia tratamento medicamentoso, e quando necessário, encaminha o paciente para a realização de cirurgia maior, em ambiente hospitalar de referência. Esta equipe realiza também cirurgias de porte menor em nosso centro cirúrgico.

5. Dermatologia: a equipe de dermatologia identifica patologias de pele e as trata conservadoramente na maioria das vezes, e eventualmente, realiza pequenas cirurgias locais.

6. Endocrinologia: a equipe de endocrinologia identifica patologias relacionadas aos distúrbios hormonais (obesidade, diabete, hipo ou hipertireoidísmo, avaliação de pequenos tumores neuroendócrinos, entre outros); inicia o tratamento medicamentoso e as orientações necessárias, sempre integrada às especialidades não médicas para possíveis orientações nutricionais e/ou psicológicas.

7. Endoscopia: identifica as patologias do trato digestivo alto, realizando o exame com videoendoscópio sob sedação consciente, com coleta de biópsias e/ou polipectomias, quando necessário. É fundamental para diagnóstico de patologias como úlceras, gastrites, esofagites, varizes de esôfago, tumores do trato digestivo, entre outras.

8. Gastroenterologia: a equipe de gastroenterologia identifica e inicia o tratamento medicamentoso e orientação nutricional necessários às patologias do trato digestivo alto e baixo.

9. Mastologia: profissional capacitado que se dedica ao estudo das glândulas mamárias femininas e masculinas. Envolvem o diagnóstico e tratamento clínico e/ou cirúrgico das doenças benignas e malignas da mama, biópsia para o diagnóstico citológico e mamografia convencional.

10. Neurologia clínica Adulto e Infantil: equipe capacitada para o diagnóstico preciso e o início da terapêutica em pacientes portadores de síndromes neurológicas (seqüela de acidente vascular cerebral, seqüelas de traumatismo crânio-encefálico, síndromes infantis com comprometimento neurológico, hérnias discais, tumores cerebrais, entre outros).

11. Oftalmologia: equipe capacitada para diagnósticos específicos e precisos de patologias do olho, e que contam com alta tecnologia em aparelhos de diagnóstico ocular, para inicio da terapêutica, e referenciamento a serviços de alta complexidade para possível resolução cirúrgica quando necessário.

12. Ortopedia: equipe capacitada para os diagnósticos de patologias do sistema músculo- esquelético, realiza diagnósticos de precisão, encaminha para equipe multidisciplinar de reabilitação quando necessário e inicia a terapêutica para ajudar na recuperação física e emocional do usuário.

13. Otorrinolaringologia: equipe capacitada para diagnóstico e estadiamento de patologias do ouvido e da garganta, realiza exame de nasofibroscopia quando necessário, e referencia pacientes potencialmente cirúrgicos para avaliação. Também inicia a terapêutica para melhoria das patologias agudas do ouvido e da garganta.

14. Proctologia: profissional capacitado para diagnóstico e estadiamento de patologias intestinais e anorretais, inflamatórias e/ou orificiais, realiza exames de anuscopia, retossigmoidoscopia, para diagnóstico preciso, bem como orientação nutricional e medicamentosa inicial, além de referenciamento para os serviços de alta complexidade nos casos potencialmente cirúrgicos.

15 Pneumologia: profissional capacitado para diagnóstico e estadiamento de patologias do trato respiratório, como por exemplo, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, rinite, bronquite, dispnéia (falta de ar). Conta com uma equipe multiprofissional que realiza exames de prova de função pulmonar (espirometria), e inicia o tratamento das patologias pulmonares.

16. Urologia: equipe altamente capacitada para diagnóstico e estadiamento de patologias dos rins, vias urinárias e próstata, como por exemplo, cálculo renal, hiperplasia de próstata, alterações genito–urinárias, entre outros. Conta com uma equipe multidisciplinar e aparelhagem diagnóstica de ponta, urodinâmica, biópsia de próstata e ultrassonografia de próstata.

Compartilhe  | |