Veja dicas para combater o estresse

Combater o estresse é algo que precisamos fazer diariamente, afinal, quem não tem uma rotina agitada, com pressões, preocupações ou passa por algum tipo de situação que te tira do sério?

O estresse também pode ser uma porta de entrada para outros problemas, já que não está apenas associado a fatores externos. Também está ligado ao modo de como levamos as emoções do dia a dia, seja de alegria, emoção, decepção, tristeza ou medo, e isso varia de pessoa para pessoa.

Uma pessoa sob estresse adquire hábitos ruins, como não ter cuidado adequado com a saúde, alimentação, sono, além de não fazer exercício. E estes hábitos, muitas vezes associados ao estresse, podem causar problemas cardiovasculares, principalmente os problemas relacionados à doença aterosclerótica (acúmulo de placas de colesterol nas paredes das artérias que causa a obstrução do fluxo sanguíneo). Queda de cabelo, doenças na pele e gastrite também são comuns em situações de estresse. Em alguns casos, podem aparecer alguns sintomas, como suor excessivo, tontura e algumas dores.

No Dia Mundial de Combate ao Estresse, que é celebrado todo 23 de setembro, trazemos algumas dicas de como melhorar seu estilo de vida. Veja:

Identifique as fontes do estresse Talvez você esteja além do limite, e se sente irritado e cansado. Após identificar as fontes, tente minimizá-las o máximo possível.

Fale e compartilhe Converse com amigos sobre como está se sentindo. Expor os sentimentos sem ser julgado é essencial para manter uma boa saúde mental e lidar melhor com o estresse.

Exercite-se diariamente Exercícios aumentam a liberação de endorfina, substâncias produzidas naturalmente no cérebro que trazem que trazem sentimentos de tranquilidade. Muitos estudos mostram que o exercício, juntamente com o aumento da liberação de endorfina realmente faz aumentar a confiança e a autoestima, além de reduzir as tensões.

Defina limites É importante saber definir as prioridades para não se sobrecarregar. Dizer “não” pode, além de ajudá-lo a controlar o estresse, dar-lhe mais controle sobre sua vida.

Reserve mais tempo para você Antes que você chegue ao limite máximo, procure um tempo para ficar só. Um tempo para fazer o que deseja.

Alimentar-se de maneira saudável e regularmente A qualidade de nossa alimentação e a forma como nos alimentamos repercute em nosso estado geral de saúde. Dê preferência a alimentos naturais com alto teor de fibras e ricos em vitaminas e sais minerais. Beba muita água.

E o principal: procure ajuda! O estresse pode desencadear várias outras doenças muito preocupantes.


Central de atendimento (13) 3278-7700 | Fale conosco - SAU (13) 3278-7758
Ambulatório Médico de Especialidades (AME) | Rua Alexandre Martins, 70 - Aparecida, Santos – SP